Bio

frevoNena Queiroga

Nena Queiroga - DivulgaçãoCantora e compositora, Nena Queiroga nasceu no Rio de Janeiro, com nome de batismo MARIA CONSUELO GAMA DE QUEIROGA. Criada em Recife (PE), Estado que lhe concedeu, em 2012, o título de Cidadã Pernambucana. E atualmente em 2016, recebeu o título de CIDADÃ RECIFENSE. Filha do radialista Luiz Queiroga e da cantora Mêves Gama. Começou a cantar desde muito nova, aos 12 anos passou a ser a voz infantil mais requisitada para os jingles da cidade e, mesmo com a pouca idade, começou a cantar no grupo Quarto Crescente, liderado por seu irmão mais velho, o cantor e compositor Lula Queiroga.
A ligação com o carnaval se deu também por acompanhar sua mãe, cantora de orquestra e intérprete de vários sucessos de carnaval, nos ensaios e gravações de frevos. Aos 16 anos já cantava em Orquestras, animando os bailes de carnaval nos clubes da cidade, cantou a primeira vez com o Maestro Duda e foi crooner da Orquestra do Maestro Guedes Peixoto.

Nena Queiroga - ©2014 Retrographie atelier de imagem All Rights Reserved.

Gravação do DVD Pernambuco para o Mundo – Foto: Retrographie

Com 19 anos, deu vida à noite recifense, quando fez parte do elenco da casa de shows Som das Águas, onde conheceu o Maestro Spok, pai dos seus dois filhos, e André Rio, artista que a introduziu no mundo dos shows populares e das composições.
Em 2005, começou oficialmente a puxar um dos trios do Galo da Madrugada, considerado, pelo Guiness Book, o maior bloco do mundo. Por ser a única mulher a ter seu próprio trio, passou a ser reconhecida como a voz feminina do Galo. Neste mesmo ano, Nena também recebeu o título de Rainha do Carnaval de Pernambuco.
Seu primeiro CD, Xotes e Forrós, levou-a para a final do Prêmio Tim de Música Brasileira 2006, competindo com álbuns de Ivete Sangalo e Daniela Mercury. O disco conta com participações de André Rio, da sua irmã, Mevinha Queiroga, além de Alceu Valença e Dominguinhos. A discografia da cantora ainda conta com mais um álbum de forró, Numa Festa de São João, e dois de ritmos carnavalescos, Esse é o Meu Carnaval e É Frevo, Meu Bem!
2014 foi um ano marcante na vida da cantora. Em fevereiro, Nena gravou seu primeiro DVD, intitulado Pernambuco Para o Mundo, show no qual a artista cantou para um público de 60 mil pessoas, que lotaram o Cais da Alfândega, no Recife Antigo. A gravação contou com participações especiais de grupos e artistas como Ivete Sangalo, Maria Gadu, Luiza Possi, Lenine, Elba Ramalho, André Rio, Maestro Spok, Maestro Forró, Ed Carlos, Gustavo Travassos, Ylana, Coral Edgard Moraes e Orquestra dos Prazeres.

Em 2016, Nena foi convidade pela Rainha e Amiga Ivete Sangalo para puxar seu trio no tradicional “Arrastão” na Quarta de cinzas que encerra o carnaval da Cidade de Salvador – BA. Rompendo assim, a questão de rivalidade nas cidades carnavalesca de uma vez por todas. (Infelizmente neste dia, Ivete passou mal, e por motivos de doença não conseguiu cumprir o evento e Nena juntamente com outros artistas comandaram o trio da cantora por ela).

Na vida pessoal, Nena é uma pessoa realizada, mãe de Ylana Queiroga, cantora e compositora, e de Yuri Queiroga, músico guitarrista, arranjador e produtor musical premiado com trabalhos de álbuns de artistas como Elba Ramalho, Lula Queiroga e outros. Desse fruto vieram os netos, Bento Queiroga, Tomé Queiroga filhos de Ylana e Flora, filha de Yuri.

Segundo a própria cantora, sua maior realização de vida além de ser artista, mãe e vó, é poder ter parte de seu tempo dedicado a trabalhos sociais, além de participar com frequência de shows e eventos beneficentes, Nena tem seus próprios projetos, e há bastante tempo promove eventos que arrecada renda pras duas instituições que ela adotou e faz parte “Creche Manoel Quintão – Olinda/PE” e “Projeto Sertânia sem fome – Sertânia/PE”.